segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Racha na situação (2)

Ontem encontrei na rua um colega advogado que confessou-me estar confuso em relação às eleições de novembro próximo da OAB/SC. Disse-me que a possível existência de 3 chapas é inédita - no que ele está realmente certo - e também que, embora entenda que o grupo liderado pelo ex-presidente Amauri Ferreira esteja “rachando” a situação, este grupo tem se apresentado como chapa de oposição.

Não se sabe se o referido grupo realmente concorrerá às eleições de novembro (particularmente, tenho minhas dúvidas), mas é certo que procede a análise feita pelo jornalista Cláudio Prisco sobre as eleições da OAB/SC (reproduzida neste blog no dia 27 de agosto).

A nota “Eletrizante”, abaixo transcrita (novamente), rendeu uma série de comentários de advogados(as) - tanto neste espaço quanto no blog do jornalista - que, por si só, evidenciam a opinião dos advogados catarinenses acerca dos grupos que pretensamente participarão do pleito que se aproxima. Leia abaixo a nota e os respectivos comentários.

Blog do Prisco

Eletrizante
As eleições da OAB-SC ocorrerão em novembro, mas as vertentes políticas já estão bem definidas. Paulo Borba dá claros sinais de que concorrerá à reeleição, mas, ineditamente, surgiu outro grupo que está dividindo a situação.
Formado pelo ex-presidente Amauri Ferreira, pelo ex-tesoureiro Luiz Mário Bratti e por Rogério Reis Olsen da Veiga, atual presidente da comissão de sociedade de advogados da OAB/SC, o grupo defende a candidatura do ex-conselheiro federal Marcus Antônio Luiz da Silva à presidência.
Do outro lado, os oposicionistas João Leonel Machado Pereira e Luís Fernando Roslindo defendem a candidatura do advogado Tullo Cavallazzi Filho.

Comentários

27 de Agosto de 2009 15:18
É chegado o momento de transformação e renovação da OAB/SC. Advogado há 12 anos, é a primeira vez que vejo uma possibilidade concreta de mudarmos os rumos desta prestigiada entidade. Vamos trabalhar com afinco pela candidatura do colega Tullo Cavallazzi, esclarecendo novos e velhos colegas de profissão da necessidade de arejar os quadros da OAB/SC com uma postura ética e de classe coerentes com os princípios norteadores da advocacia.
Professor MSc. Alexandre Botelho

27 de Agosto de 2009 15:30
É necessário dar um basta às relações promíscuas entre a OAB/SC e os poderes executivo, legislativo e judiciário.
Saudades do tempo em que as exigências, reivindicações e cobranças junto a esses poderes eram realizadas no campo institucional e tinham como motivação os interesses do advogado catarinense.
Infelizmente, há pelo menos três gestões que os interesses pessoais-políticos-familiares tomaram conta da nossa seccional.
O advogado Tullo Cavallazzi recolocará a OAB/SC no caminho da sua trajetória institucional.
João De Bona Filho

28 de Agosto de 2009 11:13
A situação pode tentar a manobra que quiser. Pode rachar ou simular um Racha para tentar manter-se no poder. A história das últimas eleições mostra que esta eleição é da Oposição. Ademais, quem conhece Tullo Cavallazzi Filho sabe que ele tem o perfil que a classe almeja para o presidente da OAB Catarinense.
José Lenoir Silveira de Alves
Chapecó - SC

28 de Agosto de 2009 14:22
Por que será que os dirigentes que sempre estiveram juntos agora estão divididos? É fácil responder. É porque falta espaço para tanta vaidade. É porque é difícil satisfazer tanta gente sedenta por cargos e por poder. Os gestores da OAB, em Santa Catarina, sempre estiveram mais preocupados com o nome do próximo desembargador do quinto constitucional (sempre um amigo íntimo ou parente) do que com o atendimento das necessidades dos advogados militantes. A imagem da advocacia nunca esteve tão desgastada, pois nossos dirigentes se valem da história e da credibilidade da OAB para a satisfação de interesses pessoais e políticos. BASTA!
Daniel - B. Camboriú

30 de Agosto de 2009 09:24
Como advogado militante há mais de 40 anos e como Professor há mais de 38 anos, não almejo mais nenhum cargo ou mesmo poder, quero apenas continuar lutando para termos uma ordem autêntica, interessada, apenas, em defender os interesses da classe, sem apadrinhamentos.
João Leonel Machado Pereira

Nome: Rafael Irani
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Data: Quinta-feira, 27/08/2009 às 15h26min
Em meio ao monopólio da cena política da OAB, vivida pelos nomes tradicionais, surge o nome do Tullo para ocupar o "vácuo" deixado pela ausência de um representante realmente identificado com a mudança! Desencantados com a OAB Catarinense, os advogados, principalmente os novos, já abriram seus olhos para o novo. Rafael Irani.

Nome: Cynthia de Toledo Sanchez
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Data: Quinta-feira, 27/08/2009 às 14h50min
Parabéns pela análise. Amauri e seu grupo alegam ser oposição, mas na verdade representam a continuidade. Está na hora de termos renovação na OAB, e renovação só será possível com novos nomes, não com a repaginação de antigos figurões. Quando foi a última vez que a OAB realmente defendeu os advogados? Ninguém lembra. Tenho conversado com vários colegas e todos tem a mesma opinião.

Nome: Francisco
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Data: Quinta-feira, 27/08/2009 às 14h16min
O que a nossa OAB precisa, acima de tudo, é de transparência. Pago uma das maiores anuidades do país e não sei como é gasto o dinheiro dos advogados. Não recebemos sequer uma prestação de contas. A ignorância é total. E sempre foi assim. Não se diga que este é um pecado apenas da atual gestão. A OAB, que sempre defendeu a transparência, deveria dar exemplo.

Nome: Ana Paula
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Data: Quinta-feira, 27/08/2009 às 14h07min
Desde que me formei, percebo que as práticas (principalmente às vésperas das eleições) e a forma de administrar nosso órgão de classe sempre foram as mesmas. Não devemos reeleger ninguém e tampouco ressuscitar antigos dirigentes. Se é para mudar, que seja de verdade.

Nome: Antônio Carlos
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Data: Quinta-feira, 27/08/2009 às 13h53min
Se houver grandeza de espírito e forem superados ressentimentos, os dois grupos que sempre administraram a nossa OAB poderão voltar a se unir. Do contrário, o trabalho ficará fácil para o grupo de oposição.

Nome: Marcos, de Blumenau
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Data: Quinta-feira, 27/08/2009 às 13h47min
Com tantos "ex", vai acabar faltando espaço no tabuleiro.

Nome: Marcelo
Cidade: Florianópolis
Estado: SC
Data: Quinta-feira, 27/08/2009 às 12h20min
O grupo do ex-presidente Amauri Ferreira é visto pelos advogados como de situação porque já esteve muito tempo no comando da OAB/SC e hoje apenas deseja reconquistar o poder. A classe quer e precisa de alternância, o que somente será possível com verdadeira renovação, e não com o retorno de velhos nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário